quarta-feira, 13 de março de 2013

SESSHIN DE MAIO



SESSHIN DE MAIO – ORIENTAÇÃO DE ENJŌ-SENSEI
  • Local: Templo Taikan-ji - Pedra Bela - SP. Localizado na Estrada das Pintas, km 3,5, bairro Pitangueiras do Meio, a uma altitude de 1291 m. Saiba como chegar. O templo está sob a coordenação de Enjō-sensei e foi gentilmente cedido para a realização deste sesshin. Trata-se de um lugar muito especial, perfeito para a prática de retiros de meditação, por causa da tranquilidade e afastamento. Conheça o local. Haverá esquema de comboio e carona para os interessados, saindo de Campinas.
  • PERÍODO: De 4 a 5 de maio de 2013. Chegada às 8 h do dia 4. Encerramento às 17 h do dia 5.
  • INSCRIÇÕES /INFORMAÇÕES: até 30 de abril, pelos e-mails azccampinas@gmail.com (inscritos que sairão de Campinas) e taikanji@zengarden.com.br (demais inscrições). A inscrição é concluída pelo depósito dos valores indicados abaixo. Não há possibilidade de reservar vagas. Mais informações sobre depósitos serão passadas aos que nos escreverem para fazer sua inscrição. Vagas limitadas.
  • INVESTIMENTO: R$130,00 (para associados da AZC e membros da sangha de Bragança Paulista); R$160,00 para os demais interessados. Refeições (vegetarianas) e estadia incluídas. Em caso de desistência, o investimento não poderá ser devolvido.
  • ATENÇÃO: Atividade destinada a praticantes regulares de Zazen. Eventuais restrições alimentares devem ser mencionadas no ato da inscrição.
  • O QUE É UM SESSHIN? Um encontro de um ou mais dias (retiro silencioso) com a finalidade de praticar intensamente zazen (meditação), praticar samu (trabalho comunitário) e ouvir palestras sobre o Dharma (ensinamentos do Buddha).
  • O QUE LEVAR: Além de seus objetos de higiene pessoal, o inscrito deve levar roupas de cama, um par de chinelos para uso dentro das instalações, roupa para trabalho de jardinagem, um calçado para caminhada na mata, lanterna e guarda-chuva, ou capa de chuva. Quem possui zafu deve levá-lo. Não há necessidade de levar zabuton. Para a prática de meditação, vista roupas folgadas de cor preta. Quem possui samue e rakusu deve usá-los. Shorts, roupas sensuais ou decotadas e perfumes fortes são inadequados.
  • REGRAS DO SESSHIN: Os celulares deverão permanecer desligados. Contribua para o bom aproveitamento do sesshin, MANTENDO SILÊNCIO DURANTE TODO O DIA. Sente-se em Zazen pouco antes dos períodos, não espere ser chamado. Tire suas dúvidas, dirigindo-se somente aos organizadores.
  • QUEM É ENJŌ-SENSEI? Enjō-sensei foi o primeiro monge ordenado pela mestra Zen Coen Rōshi, no Templo Busshin-ji, em São Paulo. Em 1998 foi admitido como primeiro monge estrangeiro para treinamento tradicional no rigoroso mosteiro sede da escola Sōtō Zen em Soji-ji, Japão. Após seu treinamento monástico, pode também familiarizar-se com os aspectos estéticos dos jardins em visitas aos templos e mosteiros de Kyoto, com uso de bambu e com técnicas de bioconstrução como tsuchi kabe. Desde 2002 vive entre o Templo Taikan-ji, em Pedra Bela, onde regularmente promove retiros para a prática de Zazen e Yoga, e Bragança Paulista, onde orienta grupos de meditação e atua como paisagista. Saiba mais aqui.
AGUARDAMOS SUA PARTICIPAÇÃO!
"Se podes treinar com afinco, isso é a Verdadeira Iluminação." (Fukanzazengi)

Mestre Eihei Dōgen, 1200 – 1253

Um comentário:

  1. Observem que os valores foram corrigidos, haja vista antes terem sido publicados os valores das diárias. Nesse sentido, informamos que não serão aceitas inscrições para apenas um dia, mas somente para o período integral de retiro. Grato pela compreensão. Gasshô

    ResponderExcluir